Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e Cães

Dicas e Cães

31
Dez17

Treino de cães: estamos a ir contra a natureza?

treino-de-caes.jpg

 

Os cães e os gatos são os “novos filhos”. As creches para animais são uma das grandes tendências que se têm espalhado um pouco por todo país, e os hotéis para cães oferecem cada vez mais serviços extra. Boxes com 8 metros quadrados, jardim privativo, massagens, reiki, acupuntura: tudo está disponível para os nossos adorados amigos de 4 patas. Acompanhado deste ‘boom’ nos alojamentos para animais, encontramos também cada vez mais especialistas em treino de cães.

 

Uma pesquisa rápida na Fixando encontra dezenas de aulas privadas para cães na Grande Lisboa, mas até em cidades como Braga, Aveiro ou Setúbal encontramos uma panóplia de opções. Agora a minha pergunta é: ao querer tornar os nossos cães tão “humanos”, não estamos a ir contra a sua natureza? Claro que os hotéis para animais são uma excelente opção para quando vamos de férias ou estamos fora - mas será necessário pôr os nossos animais em treinos intensivos de obediência?

 

Quando adoptei os meus cães, já sabia o que me esperava. Não posso marcar férias de 1 mês na Tailândia sem me preocupar em arranjar-lhes alojamento - foi uma responsabilidade que assumi; e hoje não me passaria pela cabeça passar 1 mês longe deles. Também sabia que teria que ter paciência com eles, porque não posso esperar que os meus cães contrariem o seu comportamento natural apenas para nós é mais conveniente.

 

Mas aqui existe uma linha ténue. Por um lado, quero deixá-los confortáveis, que vivam a sua vida de forma natural. Por outro, partilhamos apartamento. Aliás, mais do que isso: partilhamos um sofá. E, portanto, tivemos que estabelecer certas regras de convivência. Eu aceito que eles precisem de brinquedos, de passear e de espaço; eles aceitam não roer o que não devem e não destruir os cortinados. Aceitam ficar quietos quando paramos num café ou num restaurante.

 

Em certo sentido, isto foi um treino de cães. Não de obediência, mas de comportamento e de imposição de regras. Sem isso, seria difícil vivermos em sociedade. Portanto, em vez de treinos de agilidade e para competições de animais - que acho grotescas - deveríamos apostar em treinos de cães que são, na verdade, uma espécie de escola. Isso, consigo entender. O resto, confesso que me custa a aceitar.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D