Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e Cães

Dicas e Cães

13
Ago18

Chegou o Verão: devo tosquiar o meu cão?

O calor demorou a chegar, mas agora parece ter vindo para ficar. Isto faz com que muitos donos me perguntem: achas que devo tosquiar o meu cão? Será que meu cão se vai sentir melhor se o tosquiar? Portanto, decidi fazer este post sobre tosquiar os cães durante o Verão: prontos para as FAQ?

 

 

 

 1. Devo rapar o pêlo do meu cão?

Não! O pêlo dos cães tem um função protectora. Mesmo no Verão, o pêlo protege a pele dos raios UV. Ao rapar o pêlo do seu cão (cortes de 1 a 3 cm), está a expor a pele aos raios solares, o que pode causar queimaduras e problemas de pele muito graves.

 

2. Quando é devo tosquiar o meu cão?

A maioria dos animais adapta-se às estações do ano. No caso dos cães e dos gatos, são normais duas mudanças de pêlo por ano: um casaquinho de Inverno mais denso, e a pelagem mais curta de Verão. Se o seu cão tem um pêlo muito longo e não gosta de ser escovado, pode tosquiar o cão regularmente durante o ano como medida de manutenção (nunca rapar à máquina!). Além disso, como o tempo está tão imprevisível, pode usar a tosquia como uma maneira de ajudar o seu cão a adaptar-se às mudanças de temperatura atípicas.

 

3. Os cães sentem calor?

Tal como nós, os cães sentem calor. É por isso que os cães ficam a arfar com o calor: mas sabia que só o arfar é responsável por 80% do arrefecimento? Os cães sentem calor na almofadas plantares, especialmente se forem passear num pavimento que está muito quente, e não por causa do pêlo. (Por favor, durante o Verão procure levar o seu cão a passear de manhã cedo ou ao fim do dia, em espaços com relva e com pouco cimento, que sobreaquece! Isso fará mais diferença do que a tosquia.)

 

4. Posso tosquiar o meu cão de pêlo curto agora no Verão?

Não! Os cães não precisam de ser tosquiados. Pode “devastar” o pêlo dos cães com pêlo comprido, mas sempre sem rapar e sem chegar ao subpêlo. Os cães de pêlo curto não precisam nem devem ser tosquiados.

 

5. Como é que pode ajudar o meu cão a refrescar no Verão?

Tal como já expliquei, pode escovar a pelagem ou mesmo fazer um corte mais curto- mas sem chegar ao subpêlo ou rapar. Também pode tentar dar-lhe banho com mais frequência, para eliminar pêlos mortos e remover pelagem que esteja a cair. Isto promove a circulação de ar. Procure ter sempre tigelas de água fresca espalhadas pela casa e vá passear nas horas de menor calor, de preferência em zonas verdes.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D